segunda-feira, 18 de junho de 2012

Costa Nova do Prado

A Costa Nova do Prado teve origem aquando da abertura da barra em 1808. Por oposição à Costa Velha (São Jacinto) a Costa Nova como é conhecida atualmente era do Prado também devido a um bonito, enorme e verdejante Prado que existia na antiga Gafanha da Gramata atual Gafanha da Encarnação.

Os pescadores ilhavenses, que tinham "companhas" de Arte Maior (Arte Xávega) em S. Jacinto, viram-se forçados a deslocar-se um pouco mais para sul, escolhendo desta forma, para exercer a sua atividade piscatória um local que ficava mais perto do sitio de onde eram provenientes.
Para se atravessar a margem da Costa Nova para a Gafanha da Encarnação chegámos a ter por volta de 1935 8 barcas que eram Mercantéis ou Saleiros, barcos com 18 metros de comprimento e 3 metros de largura, eram usados para a travessia até de funerais. Em 1951 a ponte do forte da Barra ruiu e só em 1975 apareceu a atual Ponte da barra, isto fez com que o negócio do Ti Adelino Graça, mais conhecido por "Ameixa", corresse sobre rodas durante esse período e prolongou-se até 1988, em 1990 viria a falecer tendo ficado apenas o seu irmão mais novo Ti Manel "Ameixa" que até ao verão de 2006 usava uma embarcação de apenas 12 metros que dava pelo nome de "Os velhotes" e que hoje em dia se pode ver uma réplica numa Rotunda perto da zona industrial da Mota na Gafanha da Encarnação.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Nota: só um membro deste blogue pode publicar um comentário.